Dança Havaiana e Ori Tahiti

havaianaA dança Havaiana, conhecida como Hula, é uma tradição passada de geração a geração, que remonta do Período Histórico Matriarcal do Havaí. Está é a interpretação de um texto poético, logo, o conhecimento do canto, conhecido por ‘mele’, é que gera a base para um repertório rico em movimentos, repleto de significados e variações.
No curso serão ensinadas Hula Kahiko ( antiga) , Hula A’ uana (moderna), Hula Ku’i ( mescla de Kahiko e A’uana) e Hula Hapa Haole ( estilo ocidental voltada para show e onde as músicas são cantadas em inglês).
Ori Tahiti é a dança do arquipélago Tahitiana. Na Polinésia pré-européia, as danças eram muitas e variadas, mas conhecemos pouco sobre elas. Tudo o que sabemos é que homens e mulheres dançavam, em conjunto ou separadamente. Certas danças eram realizadas em pé e outras, sentado. Os músicos costumavam acompanhar as danças com um número limitado de instrumentos, essencialmente, o pahu ( tambor com duas peles) e o vivo, uma flauta nasal.
Associadas à nudez e a tatuagem e, portanto, “atrevida”, a dança foi proibida pelos missionários. Foi somente na década de 50 que essa arte ancestral encontrou seu lugar novamente entre os costumes da Polinésia, e renasceu graças à transmissão oral e escrita de viajantes.
Nas aulas de Ori Tahiti será ensinado o estilo Otea que se caracteriza pela intensa movimentação dos quadris e a exuberância dos figurinos utilizados e o Aparima onde as mãos dos dançarinos mimetizam a história que é contada.


© 2016 - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por: In Media

  • facebook
  • youtube